O que o CFN diz sobre a atuação do nutricionista na alimentação vegetariana?
Em 2022 o Conselho Federal de Nutrição emitiu o parecer sobre alimentação vegetariana, no qual manifesta recomendações sobre a alimentação vegetariana na atuação do nutricionista.
Neste documento o Conselho Federal de Nutrição (CFN) ressalta o papel do nutricionista no atendimento às pessoas que restringem produtos de origem animal
Afirma também a importância da atualização profissional quanto aos conhecimentos e práticas da nutrição vegetariana e o encaminhamento do paciente à outro profissional de sua área quando não se sentir apto e respeitando desta forma os hábitos alimentares regionais, culturais e éticos.
E o que diz o código de ética?
Art. 3º O nutricionista deve desempenhar suas atribuições respeitando a vida, a singularidade e pluralidade, as dimensões culturais e religiosas, de gênero, de classe social, raça e etnia, a liberdade e diversidade das práticas alimentares, de forma dialógica, sem discriminação de qualquer natureza em suas relações profissionais.
E ainda,
Art. 6º A atenção nutricional prestada pelo nutricionista deve ir além do significado biológico da alimentação e considerar suas dimensões: ambiental, cultural, econômica, política, psicoafetiva, social e simbólica. (…)
A escolha alimentar é multifatorial e deve ser respeitada.
É importante considerar que a escolha alimentar é multifatorial e a decisão para a adesão à alimentação vegetariana pode acontecer por diversas razões, como: questões éticas, de sustentabilidade, saúde, religião, socioeconômicas, ou ainda, por não aceitação do paladar para alimentos de origem animal.
Desta forma, o CFN, avalia que o nutricionista, nesse contexto, tem a responsabilidade de apoiar os indivíduos que adotam ou manifestam a intenção de aderir à alimentação vegetariana, assim como avaliá-los e orientá-los adequadamente, levando em conta os princípios da alimentação adequada e saudável, as normas que regem a profissão e as necessidades nutricionais específicas, com base no diagnóstico de nutrição
A orientação final do CFN
Assim, o CFN entra em consenso com demais orgãos mundiais que avaliam a alimentação vegetariana uma opção segura e saudável desde que bem planejada, para todas os ciclos da vida e finaliza seu documento com as seguintes recomendações e orientações:
1) é possível atingir o equilíbrio e as necessidades nutricionais individuais com uma alimentação ovolactovegetariana, lactovegetariana, ovovegetariana e vegetariana estrita em todos os ciclos da vida e em praticantes de atividade física e atletas, desde que seja planejada de forma adequada;
2) a alimentação vegetariana deve incluir uma variedade de alimentos in natura e minimamente processados, evitando os processados e os ultraprocessados. Pode, ainda, incluir alimentos fortificados e/ou suplementos, se necessário;
3) a alimentação vegetariana e a necessidade de suplementação com vitaminas e minerais sejam acompanhadas por nutricionistas devidamente inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas com vistas à prevenção de deficiências e excessos nutricionais e à promoção da saúde;
4) as evidências científicas apontam que a alimentação vegetariana equilibrada está associada à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como: obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes do tipo 2 e alguns tipos de câncer ;
5) a alimentação vegetariana não é indicada de forma exclusiva como política pública, principalmente para o público infantil. Cabe ao nutricionista, com o gestor público, avaliar as especificidades e realidade locais.
Fique de olho!
Você não precisa de mudar seu estilo de vida para manter a saúde, pois é consenso que mais importa a qualidade da alimentação que o tipo de alimentação.
Se você quer comer de forma mais ética e justa retirando os animais do seu consumo diário, procure uma nutricionista que te acolha e auxilie neste caminhar que pode ser afetuoso e agradável.
Quer conversar e saber mais sobre alimentação vegetariana? Quer se sentir segura comendo de acordo com o estilo de vida mais sustentável?
Entre em contato, vamos conversar.