Afinal, o que significa quando uma pessoa auto-intitula como vegana? E com vegetariana?
Vamos com calma.
Segundo a SVB e por definição o veganismo é um movimento em que seus adeptos excluem, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, vestuário ou outras esferas de consumo.
Nota da autora sob estresse
Olhe ali! Você viu que eu destaquei na medida do possível e do praticável?
Então, veganos podem tomar vacinas e fazer uso de medicamento que são essenciais à saúde e vida humana e só não toma quem não quer.
Aliás, tem um monte de onívoros que não tomam porque não querem, não é mesmo? Então deixa os amiguinhos veganos em paz sobre esse assunto.
E vale também para: “mas óh, vegano amigo, você matou a pulga do seu cachorro e pulga também é vida e blábla…” Só para com isso, viu. E deixa o amigo vegano em paz, fazendo o que lhe é possível e o torna feliz.
Vegetarianismo: Escolhas alimentares
Enquanto o veganismo é um movimento que inclui várias práticas diárias e escolhas, o vegetarianismo engloba apenas escolhas alimentares. O vegetariano é o indivíduo que opta por não comer alimentos de origem animal. E ai entra mais algumas denominações algumas delas são bem conhecidas como:
- Ovolactovegetariano (Não comem nenhum tipo de carne e comem ovos, leite e derivados do leite)
- Lactovegetariano (Não comem nenhum tipo de carne e ovos e comem leite e derivados)
- Ovovegetariano (Não comem nenhum tipo de carne e nem leites e derivados e comem ovos)
- Vegetarianismo estrito (Não comem nenhum alimento de origem animal
- Alimentação vegana (Não come nenhum alimento que tenha produtos ou insumos que tenham exploração animal
- Plant based (Whole Food Plant based)(Não comem nenhum produto de origem animal, assim como o vegetariano estrito e dá preferencia para alimentos integrais e naturais, evitando os alimentos refinados e processados.
Isso é importante?
Tanta nomenclatura para descrever o modo que as pessoas comem. E porque isso é importante?
Você enquanto indivíduo não precisa se adequar a algum destes nomes. Talvez você só queira diminuir um pouco a quantidade de alimentos de origem animal da sua refeição, ou talvez você só queira ter um olhar mais consciente sobre o que você consome procurando saber se teve alguma prática de abuso e exploração contra qualquer vida.
Mas pra determinar alguns estudos é importante entender esses nomes. Na segunda pós graduação que fiz, o meu trabalho de conclusão foi uma revisão sobre vegetarianismo e atletas e um dos limitantes era exatamente os diferentes modos de ser “vegan”.
Como avaliar, por exemplo, se alimentação vegetariana é segura sabendo que uma pessoa vegetariana pode comer ovo ou não, comer leite ou não, consumir industrializado ou apenas alimentos integrais. Assim, para estudos é interessante agrupar os diversos modos de consumo alimentar dentro do vegetarianismo.
Então coma de maneira justa e que te faça realmente feliz.
E pense que o ambiente que vivemos influencia diretamente no modo que nos alimentamos. Se você pensa em mudar a sua alimentação, seja parando de comer animais ou parando de consumir álcool ou industrializados que seja, primeiro informe-se, procure literatura, sites que te levam para este caminho.
Prepare sua cabeça para as mudanças que você deseja!